segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DE SANTA INÊS MA


As terras que compreende o município de Santa Inês eram habitadas por nativos, entre eles estavam os amanajés e os guajajaras.
Com a chegada dos colonizadores os nativos foram se afastando. Os primeiros colonizadores a chegar foram Mani Viana e Severino Costa no ano de 1879 junto com suas famílias e seus escravos.
Em 1880 por decreto-lei provincial foi criado o Engenho Central na colônia São Pedro (Pindaré Mirim). O galpão foi construído próximo à margem direita do rio Pindaré. Nesta ocasião foram assentados os primeiros trilhos em solo maranhense – uma ferrovia com aproximadamente 12 km de extensão. Em 16 de agosto de 1884 o engenho central foi inaugurado, porém logo entrou em declínio por causa de fatores climáticos e econômicos.
Em 1910 o engenho central foi a leilão e arrematado por 90 contos de réis por uma companhia pernambucana. O trem e toda a maquinaria e aparelhagem da unidade fabril foram levados, restando apenas seu imponente edifício, hoje, tombado como patrimônio histórico.
Com o encerramento das atividades no engenho central a população do povoado passou a dedicar-se à lavoura de algodão, arroz, milho e mandioca.
Ponta da Linha foi o primeiro nome de nosso município – por estar no final da via férrea quando da inauguração do engenho central em 1884 – depois Conceição em homenagem à santa que se festejava na capela do povoado, e finalmente Santa Inês em virtude de um voto de uma devota da Santa. Conta-se que a esposa do Deputado Estadual Eurico Galvão Encontrava-se em uma gravidez complicada e fez um voto à santa de sua devoção, caso ocorresse tudo bem ela doaria uma imagem da santa para a capela do povoado, tudo ocorreu bem e ela cumpriu sua promessa. A santa foi consagrada padroeira do povoado, que logo passou a ser chamado pelo nome da padroeira – Santa Inês.
No início da década de 1960 Santa Inês já tinha agência de correios, mercado, escolas, luz elétrica e comércio próprio - aliás, o comércio já era uma referência na região - fazia-se, portanto, mais importante que a sede a que pertencia, tanto em termos demográfico como econômico. E finalmente a 19 de dezembro de 1966 um projeto do Deputado Estadual Eurico Galvão é aprovado pela Câmara Estadual do Maranhão e o município de Santa Inês – MA é criado pela Lei nº 2723. No entanto, a sede municipal só foi instalada em 14 de março de 1967. Nesta ocasião tomou posse como interventor o Sr. Josué Diniz Alves.
Com um comércio forte e uma rede bancária que já conta com 5 agências: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Bradesco; Santa exerce forte influência nas cidades vizinhas de Pindaré Mirim, Monção, Igarapé do Meio, Bela Vista, Pio XII, Santa Luzia, Tufilândia e Bom Jardim. E é cotada entre as principais cidades do Maranhão.

FERIADOS MUNICIPAIS

           21 DE JANEIRO – consagrado a Santa Inês, Padroeira da Cidade.
           14 DE MARÇO -  data oficial da instalação da sede municipal.

           GENTÍLICO: santa-inesense.  

19 comentários:

  1. Parabéns, Franciel, pelo incentivo. É bom saber que existem pessoas, assim como vc, que se preocupam em explorar mais sobre a história do nosso município. Que tal vc postar algumas fotos do engenho central e de Santa Ines para enriquecer mais seu trabalho?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!Neste próximo fim de semana vou dar umas voltas por aí com minha câmera e depois do passeio prometo que vou postar algumas fotos.
    Um abraço pra você também!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Franciel seu trabalho,isso vai levar muitas pessoas a tem um pouco mais de curiosidade sobre nossa cidade,levando-os a explorar mais nossa região e descobrindo que existe coisas lindas que estão apenas um pouco escondidas...Parabéns de coração....

    ResponderExcluir
  4. Parabens! aprovado ese novo visual!

    ResponderExcluir
  5. ta linnnnnnnnnnnnnnnnndo

    ResponderExcluir
  6. Como essa pesquisa sobre santa ines me ajudou.... muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obg!

    ResponderExcluir
  7. você sabe me informar quando foi a primeira eleição em santa inÊs? e qual o prefeito e vereadores eleitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira eleição foi em 1967, o prefeito eleito foi Benedito Sabbak Tomé. Quanto aos vereadores eleitos naquela ocasião não sei lhe informar. Porém, saiba que esta informação pode ser vista na Câmara Municipal.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Franciel oliveira muto obrigado pelo seu conentaria porque ele min ajudou bastante aliais min ajudou muito obrigado

      Excluir
  8. Franciel posta as lendas e personalidades importantes de santa inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Araújo. Já tenho alguns materiais editados sobre esse assunto. Durante as féria da facul no meio do ano vou revisar e postar. Obrigado pelo interesse em nosso blogue.

      Excluir
    2. Franciel Oliveira você poderia me informar sobre o início da educação em Santa Inês?

      Excluir
  9. muito obrigado por essa publicação
    ela min ajudou bastante

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por essa públicação ajudou muito a minha filha

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Franciel um excelente trabalho

    ResponderExcluir
  12. Muito importante para todos





    ResponderExcluir
  13. Realmente uma História Muitt Linda💞😍De Minha Cidade!!

    ResponderExcluir